Gustavo Scarpa emerge como um dos jogadores mais disputados durante a janela de transferências no cenário do futebol brasileiro. O meio-campista, que deixou uma impressão destacada em sua última passagem pelo país como um dos melhores da Série A, não conseguiu replicar o mesmo sucesso na Europa e, consequentemente, tem despertado interesse de vários clubes brasileiros.

No momento, Gustavo Scarpa está vinculado principalmente ao Internacional. Na última terça-feira (12), o presidente reeleito Alessandro Barcellos abordou o interesse no jogador, que pertence ao Nottingham Forest e está emprestado ao Olympiacos, da Grécia, em uma entrevista à ESPN.
"São jogadores procurados por vários clubes, então sempre que falar tem que ter um cuidado, seja para não avançar em questões que ainda não existem, como também não falar que não tem interesse”, iniciou o mandatário. “Sem dúvida é um grande jogador, não preciso eu dizer. Isso valoriza o atleta e consequentemente torna uma negociação desse tipo bastante difícil”, seguiu.
De fato, Barcelos está correto ao mencionar a dificuldade em persuadir Scarpa a retornar ao Brasil. O principal motivo é o desejo pessoal do meia, que não tem interesse em voltar e pretende continuar atuando na Europa.
O Internacional, inclusive, não é o clube que esteve mais próximo de concluir a contratação. Conforme apurado pela reportagem, os gaúchos ainda não apresentaram qualquer oferta pelo jogador.
A equipe que esteve em uma posição mais favorável na tentativa de persuadir Scarpa a retornar ao Brasil foi o Atlético-MG, apresentando uma proposta e mantendo algumas conversas com o estafe do jogador. Contudo, o desejo pessoal do atleta continuou sendo determinante, o que diminuiu as chances dessa possibilidade se concretizar.
Além de Internacional e Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras também demonstraram interesse em Scarpa em momentos distintos, mas ambos sem sucesso até o momento.
Os representantes do Flamengo chegaram a indicar uma oferta de 10 milhões de euros (R$ 53,5 milhões na cotação atual) ao estafe de Scarpa, mas essa proposta de compra nunca foi oficializada junto ao Nottingham Forest.
O Palmeiras, por sua vez, adotou uma postura semelhante, retirando a oferta para o retorno de Scarpa. Isso se deu, em parte, devido a um certo desgaste nos bastidores após a saída do jogador, principalmente em razão da recusa do meia em aceitar todas as tentativas de renovação feitas pelo Verdão em 2022.
Nos próximos meses, a perspectiva é que Scarpa cumpra o contrato de empréstimo que mantém com o Olympiacos e retorne à Inglaterra no meio do ano, visando a próxima temporada.
O futuro de Scarpa no Nottingham Forest é incerto, uma vez que sua saída foi decidida após o técnico Steve Cooper informar ao jogador que ele não seria utilizado. Ele acabou sendo emprestado ao Olympiacos, que compartilha o mesmo proprietário do Forest. Os ingleses não descartam a possibilidade de vender o brasileiro no futuro.
Desde que chegou ao time grego, Scarpa participou de 11 partidas, ainda sem marcar gols ou fornecer assistências. O contrato de empréstimo está programado para encerrar em junho de 2024.
0 Comentários